Mais segurança: monitoramento colaborativo pode chegar a Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

A intenção é que a polícia tenha maior acesso às imagens da Cidade. Prefeitura já tem a plataforma disponível para instalação em uma das principais entradas do Município.

Nesta terça-feira (29), na presença de autoridades policiais da Cidade e de um munícipe representando os moradores de um dos bairros, foi realizada uma vídeo-conferência referente à apresentação de uma plataforma de softwares que utiliza recursos de comunicação online através da captação de imagens por câmeras instaladas.

A reunião aconteceu na Protezione, empresa de monitoramento de segurança, de propriedade de Junior Machado, responsável pela apresentação do projeto, que tem como intuito ampliar a quantidade de câmeras nos bairros da Cidade, aumentando assim a segurança dos moradores, que poderão realizar um monitoramento colaborativo, como já vem acontecendo em vários lugares do País.

A vídeo-conferência foi conduzida por Felipe Madruga, da empresa Camerite, que está há cinco anos no mercado nacional e já é a maior plataforma em segurança eletrônica. Madruga elucidou alguns pontos bem interessantes, como por exemplo, a facilidade com que a polícia conseguirá identificar as placas dos veículos, além das imagens serem disponibilizadas ao batalhão de maneira simultânea. O conteúdo captado fica armazeno na nuvem e pode ser retrocedido em 7 a 365 dias, dependendo do programa.

Cada morador que possui câmera na parte externa de sua residência pode ser inserido no software e, desde então, passa a disponibilizar as imagens para o patrulhamento policial como também aos moradores que aderirem à participação da plataforma. Desta maneira, haverá um maior número de pessoas monitorando os locais.

Vale dizer que a privacidade dos munícipes será sempre preservada, pois as imagens captam apenas a parte externa das ruas e bairros.

A expectativa é que através da vizinhança colaborativa a população ganhe ainda mais força no combate à criminalidade.

A reunião contou com a presença da Polícia Militar e Civil de Taquaritinga

Prefeitura Municipal – O empresário Junior Machado informou aos presentes que o projeto já foi apresentado ao prefeito Vanderlei Mársico e que não haverá custo algum para sua instalação, sendo necessário apenas que a prefeitura disponibilize ponto de energia para alimentar a câmera.

A plataforma foi doada à Taquaritinga, como projeto piloto, para ser instalada na Vicinal Dr. Horácio Ramalho, uma das principais entradas da Cidade.

Em São Paulo, por exemplo, Madruga explicou que a grande central está voltada para funções tecnológicas e todo controle policial é realizado a partir delas. Como o acesso é muito simples, não é necessário investimento pesado, basta um computador com configurações adequadas e um navegador.

Desde a instalação das câmeras em caráter de monitoramento colaborativo, houve redução de 60% dos crimes registrados nas maiores cidades.

Compartilhe esta notícia: